Pular para o conteúdo
Início » Blizzard » Eventos de World of Warcraft comemoram aniversário de 10 anos do game

Eventos de World of Warcraft comemoram aniversário de 10 anos do game

Google News

World of Warcraft - 10 Anos - Aniversário

Hoje o World of Warcraft está completando 10 anos de existência. Para um game online e com sistema de assinaturas, chega a ser assombroso ele estar durando tanto tempo, pois muitos jogos online acabam ficando no meio do caminho ou vão perdendo jogadores para jogos mais recentes e com mecânicas mais apuradas e frescas. E nesses 10 anos a Blizzard mudou muita coisa no jogo, deixando ele mais acessível, como os sistemas de dungeon e raid finder (antes os jogadores tinham de se deslocar até a entrada), a nova versão em português e servidores voltados pro público brasileiro e, recentemente, a eliminação dos pontos de bravura, que na época do Cataclysm foram um dos cernes e motivações para os jogadores fazerem dungeons heróicas toda semana para comprar equipamentos com pontos de gravura, o que sugere que hoje, por conta de não terem tantos incentivos, os jogadores mais dedicados vão acabar fazendo as masmorras por algum tempo para arrumar equipamentos decentes, e depois vão deixar de jogar elas. Se eu tenho um set maneiro com equipamentos poderosos, só faria sentido fazer as masmorras atrás de conquistas ou montarias (ou acompanhar algum amigo pra ajudar ele a se equipar).
Com o jogo completando 10 anos, a Blizzard decidiu fazer alguns eventos pros jogadores que forem jogar. Para quem logar o game até o dia 06 de janeiro de 2015, a pessoa receberá um mascote Corgi de Lava. Se o jogador logar nos próximos dias também tem uma conquista/proeza memorável de 10 anos.

World of Warcraft - 10 Anos - Corgi de Lava

Além disso, também foram liberados 2 eventos para quem já tem o Warlords of Draenor: a Serraria Tarren e Costa Sul, com 40 jogadores de cada lado se enfrentando em combates PvP, e o Núcleo Derretido, a famosa raide antiga com os jogadores enfrentando o Ragnaros, uma espécie de elemental de fogo hiper-poderoso que não era tão poderoso nos últimos tempos (a menos que você tenha um grupo com level baixo pra ir na raide na versão clássica). Nesta edição comemorativa, a raide poderá ser acessada tanto pelo raid finder quanto montando grupos específicos, sendo necessário o level 100 e média de item-level (ilv) de 615 dos seus equipamentos, o que não é uma atividade trivial para os jogadores casuais. Para chegar nesse ponto do jogo é necessário ter feito pelo menos muitas masmorras normais, ter completado o campo de testes com dificuldade “prata” (para liberar as masmorras heróicas), ter feito muitas missões de enredo (e ter conseguido algum equipamento top na progressão) e ter feito pelo menos alguma masmorra heróica ou adquirir equipamentos poderosos. Na casa de leilões até que tem alguns equipamentos e itens, mas como a galera está enfiando a faca (um rifle que vi lá está sendo vendido por 40 mil de gold, um valor absurdo, fora outros ítens de preços similares) então acaba desencorajando um pouco os jogadores “mais casuais”.

World of Warcraft - 10 Anos - Ragnaros

Claro que a raide não seria apenas adicionada lá sem ter algum incentivo. Segundo o site oficial, “vencer o desafio subterrâneo e derrotar Ragnaros recompensará os jogadores com uma montaria Cão Magma, e um elmo de qualidade de Localizador de Raides de Warlords of Draenor (100% garantido!)”. O elmo tem item level de 640, o que acaba sendo um ótimo incentivo para ir e já ter um equipamento maneiro para quem for tentar as raides de Warlords of Draenor a partir de dezembro.
Só que nem tudo são flores: como acontece com as masmorras comuns, o tempo para juntar um grupo para ir nesta raide é insano. Às vezes aparece no raid finder que a “média de tempo” pra ir lá é de 30 minutos a 1 hora e fica mudando, mas eu já vi relatos de gente que demorou 3 horas pra achar um grupo, e mais 3 a 4 horas dentro da raide. Um desafio bem hardcore, mas que acaba espantando os jogadores que não tem tanto tempo livre pra fazer isso. Talvez nos finais de semana, mas ainda assim é um tempo insano para separar pro jogo. Alguns fatores que considero para esta demora são: não tem muitos tanques e healers em comparação com os jogadores de “DPS”, e já vi gente reclamando que os healers estão tendo mais dificuldade para curar, por conta das modificações que a Blizzard foi efetuando nas classes nos últimos anos. Difícil comentar um pouco sobre isso por conta de ser um hunter/caçador, mas está sendo tenso demais achar grupos e ficar 1 hora na fila pra ir numa masmorra. Alguns dias atrás, após ter completado uma masmorra, o tanque já lançou o dungeon finder pra localizar outra, por ter um grupo formado, e aí eu decidi fazer outra masmorra em sequência, jogando até as 3 horas da manhã.

World of Warcraft - 10 Anos - Núcleo Derretido - Raide

É claro que tudo depende. Se o jogador já está numa guilda grande com jogadores dedicados, dá pra montar um grupo e ir na raide com hora marcada e sem problemas de fila, tendo uma colaboração melhor por parte da galera. Um jogador comentou no chat da minha guilda que “37 jogadores que estavam na raide eram da mesma guilda”, só que nem todos tem isso facilitado, e por mais que o jogo seja um MMO, tem alguns elementos que outros jogos conseguiram trabalhar de maneira melhor, como o Guild Wars 2, onde era fácil fazer os eventos, por serem eventos globais e “de mundo”, juntando jogadores de diversos servidores. Pros chefes de mundo, bastava aparecer na área e ajudar no combate para conseguir os itens no final dela, e são combates mais rápidos. Só que nesse ponto, acho que só os world bosses e os inimigos elite do World of Warcraft que acabam tendo “mais acessibilidade”, dependendo da situação.
E tem outra: quem termina a raide do evento dificilmente vai acabar indo de novo por ter apenas 2 itens (o elmo e a montaria), diminuindo um pouco a taxa de jogadores que teriam interesse em ir nela, mas outra questão é que nem todos os jogadores dedicados já conseguiram se equipar, por conta de estar jogando poucas horas por dia. Então é difícil saber se será mais fácil ter gente em dezembro, ou se será mais difícil, mas a tendência é ficar mais difícil pra maioria ir lá, ainda mais quando as raides oficiais abrirem. Pois o jogador vai acabar indo nas raides normais, tendo mais chance de arrumar equipamentos mais poderosos nela do que arriscar o “Núcleo Derretido” só pra pegar um elmo potente.

Não é possível comentar.