Pular para o conteúdo
Início » Análise » Análise: World of Warcraft Dragonflight

Análise: World of Warcraft Dragonflight

World of Warcraft Dragonflight - capa Wallpaper
Google News

World of Warcraft: Dragonflight é a expansão mais recente de World of Warcraft, e com uma missão bem importante para a Blizzard: conter a evasão de jogadores que ocorreu durante Shadowlands, além de ter uma cadência maior de conteúdo. E de certa forma ela conseguiu, pelo menos onde eu vi, ter conteúdos mais regulares durante a expansão, com eventos mundiais, novas missões e áreas.

Os acontecimentos ocorrem nas Ilhas do Dragão, uma localidade até então isolada e escondida por milhares de anos, até o surgimento de vilões poderosos e de novas expedições dos heróis de Azeroth na terra natal dos Aspectos. E com a temática de dragões, uma novidade bem-vinda, e que espero que chegue logo nas outras áreas do jogo, é a Dragonaria. Voar rapidamente entre as áreas, participar de percursos de corrida com o seu dragão (que pode ser customizado) e ter um conteúdo que seja para todos é uma das melhorias do MMO.

World of Warcraft - Dragonaria 01

Pois o game se tornou, até certo ponto, mais acessível para quem está chegando agora ou quem retornou depois de algum hiato. Claro que alguns conteúdos end-game tem o mesmo molde de expansões anteriores, como as masmorras míticas+ e as raides, mas de certa forma considero que o game está mais fácil de assimilar.

Agora a quantidade de conteúdos de Dragonflight que são lançados regularmente está bem maior. Tivemos neste ano o Posto Comercial, áreas como o Recôndito Proibido e as Cavernas Zaralek, missões extras, eventos permanentes que ocorrem a cada hora (como as Fendas Temporais e o Surto Onírico), uma nova mega-masmorra extra e uma variedade maior de masmorras míticas+.

World of Warcraft - em Valdrakken Outubro 2023 01

Agora a cada temporada, além de ter masmorras da expansão atual também tem masmorras de expansões anteriores, adicionando novas camadas de desafio e revisitar conteúdos que veteranos vão curtir – ou não tanto, dependendo das mecânicas dos chefes, mas é papo para outro post!

Com isso, os desenvolvedores sempre estão adicionando novos conteúdos para manter os jogadores no game, com os eventos, recompensas (montarias, pets, transmogs) e também melhorias de qualidade de vida para o MMO em geral.

Para o Posto Comercial, que considero uma das adições mais importantes de Dragonflight (e que funciona mesmo para quem não tem a expansão, mas ter o Dragonflight rende créditos extras), o Posto é uma espécie de “passe de batalha” menor, mas que rende moedas para comprar recompensas cosméticas. Seria interessante se tivesse tiers de recompensa e não apenas a recompensa mensal de bônus, mas a loja mensal do posto, com itens que, na teoria, sempre podem retornar posteriormente, acaba ajudando um pouco para quem não conseguiu comprar um item anteriormente.

World of Warcraft - Posto Comercial 001

E também meio que faz com que o jogador continue jogando para garantir as moedas de comerciante e comprar as recompensas que ele quer. Aliado a isso, diversas tarefas do Posto Comercial mudam de mês em mês, de acordo com os eventos mundiais, temáticas e missões, adicionando variedade e outras opções para todos os tipos de jogadores.

E aqui entra a tentativa de impedir a evasão de jogadores, mas hoje em dia se torna especialmente difícil por conta da mensalidade, em torno de R$ 40.

De certa forma Dragonflight é uma boa expansão e com o fluxo atual de conteúdos já adicionados e que virão posteriormente acaba ajudando bastante para os jogadores sempre terem conteúdos novos para acessar. Em breve por exemplo teremos o patch 10.2, com uma nova raide, nova área e mais adições, incluindo uma nova arma lendária!

Conteúdos extras de Dragonflight

Com a Blizzcon 2023 retornando agora em novembro, será interessante vermos os novos anúncios de World of Warcraft e dos outros jogos da Blizzard.