Pular para o conteúdo
Início » Eventos » WCG 2010 Pan-American Championship – Final Nacional

WCG 2010 Pan-American Championship – Final Nacional

Google News

Meus amigos, ocorreu este final de semana em São Paulo, as finais nacionais do WCG 2010 – Pan-American Championship, nas dependências do Shopping Eldorado, e o Select Game esteve por lá para dar uma olhada neste grande evento do mundo dos games que aconteceu em território nacional.

A primeira coisa que impressiona é o tamanho da estrutura montada para receber os diversos jogadores, os fãs, a galera que curte games e que foi lá curtir o evento. Ocupando duas grandes áreas do no 1º piso do shopping Eldorado, a estrutura era grande e impressionante.

O campeonato envolve quadro modalidades, ou jogos, tinhamos áreas para os quatro jogos que compões o campeonato, Counter Strike 1.6, Fifa 2010, StarCraft 1 e a grande atração, Guitar Hero 5. A área para o Guitar Hero 5 era a maior de todas, sendo que o palco com o telão para mostrar os competidores se degladiando era a maior área, e a área também com mais destaque do evento.

É realmente engraçado você assistir uma competição de Guitar Hero, e perceber que você acha que joga bem o jogo, pois o pessoal que está ali competindo toca as notas em uma velocidade insana. E é muito emocionante, com direito a torcida vibrando por um ou outro jogador. E você percebe ali que é “pau a pau” a competição, uma nota errada e o adversário passa a frente e você não pode errar mais e torcer ainda para ele se desconcentrar e errar. Realmente é muito bacana assistir.

Nesta área onde ocorria o evento de Guitar Hero, também acontecia uma exposição da Samsung, patrocinadora do evento, mostrando seus modelos de TV 3D rodando com o Xbox 360, junto com a Microsoft, outra patrocinadora do evento. Pude experimentar ali jogar Street Fighter IV e um jogo de plataforma do console da Microsoft rodando na TV 3D da Samsung, e sinceramente, até que é interessante, você tem uma sensação de profundidade bem maior. Não achei, pessoalmente, que seja tudo aquilo jogar em 3D, mas é interessante. E para mim que já uso óculos, ficar com outro óculos por cima realmente foi um tanto quanto incomodo.

A outra área do evento era voltada para o pessoal dos computadores, tendo uma espécie de Lan House montada, onde rolavam as competições de Counter Strike, Starcraft e Fifa 10. Haviam baias de 10 maquinas em cada lado, totalizando 20 máquinas, e um telão gigantesco no meio monstrando a competição.

No momento em que eu estava por lá, estava rolando uma das etapas de Counter Strike, com dois times completos de cada lado, e a galera assistindo e curtindo no telão. Neste mesmo espaço, ainda haviam três estandes de empresas focadas no público gamer para computadores, com a já tradicional Level Up e seus jogos de RPG.

E algumas empresas de informática mostrandos seus produtos. Onde para mim um dos pontos fortes ali era a demonstração de um cockpit para jogos de corrida, onde você podia experimentar e ver como era.

Não sei se rolava alguma competição de algo por ali, no momento em que eu estive presente, a galera podia sentar e experimentar, e é uma experiência bem legal e diferente. Já pensei em um equipamento desses na sala para jogar Gran Turismo 5.

É a primeira vez que o Brasil é sede de uma competição do WCG, e o espaço e a organização do evento ali fizeram bonito. E com certeza, os 71 competidores que estiveram ali sejam eles do Canadá, Colombia, Costa Rica, Chile, El Salvador, Equador, Panamá, México, Peru, Estados Unidos e claro o Brasil, tiveram um ótimo espaço para aproveitar, e uma ótima galera para acompanhar e torcer.

Tiro meu chapéu para a Microsoft que estava lá em peso divulgando seu Xbox 360, que era o console oficial para o Guitar Hero 5, bem como a parceria com a Samsung para mostrar seu console em TV 3D.

Até o momento em que escrevo este artigo, o evento ainda não tinha acabado e o Brasil estava fazendo bonito e com certeza teremos o resultado durante a semana e veremos em que posição os brasileiros ficaram.

Mas mais importante que tudo isso, é ver que o Brasil está cada vez mais reconhecido no mundo dos games, seja no mercado de desenvolvimento de jogos, seja no próprio mercado de vendas de jogos e consoles, e também de competições profissionais de jogos. Estamos aparecendo cada vez mais, e que venham mais eventos para sediarmos no país e curtirmos ainda mais o mundo dos games que tanto gostamos.

1 comentário em “WCG 2010 Pan-American Championship – Final Nacional”

  1. Alexandre Soares

    Vi as finais de FIFA e Guitar Hero pelo TerraTV ontem, muito legal, no FIFA tinha até um narrador de futebol de uma rádio, muito legal, apesar de certos momentos cômicos…… hehehehe

Não é possível comentar.