Se você tem um blog pequeno e que provavelmente está com a “ficha limpa” no Google Discover, pode ser uma boa tentar mexer com as web stories!
O formato das web stories permanentes foi criado pelo Google para simular as stories do Instagram/Snap Chat, que teve uma boa quantidade de portais que entraram na onda, sobretudo aqui no Brasil. Outros países também ganharam destaque no formato: EUA e Índia. Mas ficou só por isso mesmo.
Já que, pela atualização recente da página de web stories da pesquisa do Google parece que o dono do formato pode estar tentando reduzir o alcance das postagens, principalmente nos EUA.
Mas e o Adsense, rende ? Sim, pode rende bastante, mas só se você tiver uma quantidade elevadíssima de visitas.
E estou falando de pelo menos mais de 10 mil visitas por dia, talvez chegando a 40 mil ou até mais. E para isso o portal tem de ter sorte de ganhar destaque no Google Discover, o “feed de curadoria” do algoritmo da pesquisa do Google. Por lá pode vir uma boa quantidade de visitas para o seu portal.
Agora, para os portais que foram afetados pelas atualizações do Google, provavelmente alguns deles devem ter perdido visibilidade tanto do Discover e outros locais que as stories poderiam aparecer bastante, como as Histórias Visuais.
E aqui, se tiver poucas visitas, a quantidade de Adsense pode ser ridiculamente baixa. Ou quase nada.
Nos últimos meses, após a gente ter sido censurado pelo Google, os rendimentos caíram a tal ponto que eu estava questionando se valia a pena manter o Adsense por aqui. Eu criei nos últimos anos, no meu tempo livre, mais de 4700 web stories que ainda estão no ar, mas nem todas recebem visitas. E o rendimento atual do site está em torno de US$ 0.20 a 0.40 cents por dia, que mal dá pra pagar recursos como o Cloudfront e o servidor S3 da Amazon AWS, que estou usando no momento para hospedar as imagens do site.
Já que o Adsense só é exibido se a story tem pelo menos 8 slides, e acho que nem todas as stories poderiam aparecer o slide do Adsense.
Só que esse montante que mencionei acima (que é o valor que eu ganho no momento) também pega as postagens tradicionais do site, o que acaba ajudando um pouco e mitiga um pouco o impacto das web stories serem tão ruins com o Adsense.
Vale mencionar que o Google está em vias de migrar o sistema do Adense pra pagar aos editores pelas impressões dos anúncios, e não mais por cliques. Essa mudança ainda não chegou muito pra mim, mas nos poucos dias que eu tinha um pouco mais de audiência eu via que tinha um pouco mais de rendimento, e alguns cliques a mais nas propagandas. Mas fico com receio de simplesmente o rendimento sumir, já que hoje em dia boa parte dos anunciantes acabaram migrando mais pro Youtube.
Por fim, vai depender da estratégia de conteúdo do editor, se vale a pena usar as web stories ou não. Mas pelo que andei percebendo nos últimos meses, pode não compensar muito, ou o editor pode testar e tentar a sorte de conseguir aparecer no Discover, e ter tanto o post tradicional e uma versão do artigo no formato de web stories. Mas o Google Discover se tornou uma loteria, e aqui no Brasil ainda está igual uma panelinha de 2 dúzias de portais, e a maioria de portais grandes.
E se você for tentar mexer com as web stories, tem o plugin oficial do Google para o WordPress. Saiba mais aqui.
[Imagem de topo via Agência Xadrez]