Nos últimos dias, andei pensando se eu deveria comentar, mesmo de maneira breve, minhas opiniões sobre as atualizações do algoritmo do Google. Não a nível de SEO, já que, apesar de ser veterano na área de conteúdo, não sou nenhum especialista.
Mas como editor de conteúdo, e dos desdobramentos que a gente sofre e que pode sofrer no futuro. Pois ainda tenho o receio de que vamos ter um futuro sombrio peça frente com a SGE (a Search Generative Experience, que promete ser o “Chat-GPT” do buscador) o Gemini e etc.
Mas vamos ao assunto do post: nas últimas semanas tivemos alguns momentos de “turbulência”, se for pegar os relatos e imagens das aplicações que medem a internet e as pesquisas do Google. Essa turbulência ocorreu rapidamente (coisa de 2 dias, no máximo uns 3) e depois voltava ao normal.
Nas conversas que tenho às vezes com um conhecido, ele comentou que pode ser que seja uma “limpeza” do Google para os sites de spams e que usam muito IA. Provavelmente são mesmo, mas é sempre um palpite da parte de editores e críticos da busca orgânica do Google.
Mas quando que teremos uma nova atualização? Essa é a pergunta que muitos estão fazendo internamente nas empresas de SEO e em fóruns e grupos privados. O Google ainda não fez uma atualização substancial este ano, e as apostas agora são pra março mesmo.
Quando ocorrem as turbulências e períodos de calma pode ser que tenhamos algo grande vindo aí.
Não vou explanar muito a minha situação atual e como está o meu desempenho na pesquisa, mas ela se manteve estável, por estar começando a diversificar um pouco mais meu conteúdo por aqui, compensando a perda de audiência que tive com o Fortnite, já que na prática boa parte do conteúdo que fiz nesta temporada deixará de ser relevante quando começar a próxima.
(É o ciclo eterno do battle royale da Epic games, com mudanças de mapa e entrada de novos conteúdos. Faz parte)
Mas como ainda tem sempre o gargalo do tempo livre pra produção de conteúdo, não consigo avançar muito mais do que gostaria nessa parte de pesquisa orgânica.
Agora, sobre o Google Discover, está na mesma: zero alcance. E aqui não preciso esconder nada. O nosso alcance continua no fundo do poço:
Apenas uma única postagem nossa teve visibilidade no Discover recentemente, mas com alcance de média de 1% do que era antigamente. Ou nem isso direito.
Hoje em dia a única coisa que importa pra mim é se as atualizações do Google podem mexer no Discover e se eles podem tirar a censura imposta aos portais que perderam alcance. Pois com a situação atual nossa, fazendo menos de 1000 visitas por dia, o Adsense simplesmente é uma vitrine gratuita pro anunciante sem ter ganho real. Ou seja: uma porcaria para o editor independente.
2024 é isso: manter um site, não ter rendimento e hoje em dia o conteúdo vira material pras IAs de treinamento e os “Chat-GPTs da vida”. E se penso em barrar provavelmente nem terei mais meus posts indexados direito.
Mas é aquele negócio: se os servidores de Chats GPT e etc estão gastando muito energia e também água, as coisas podem se complicar demais e a gente pagar caro disso lá na frente. E o Chile, por exemplo, revogou parcialmente as permissões do Google construir um novo datacenter, já que eles estão preocupados com as mudanças climáticas. E pro hora é esperar e continuar acompanhando a evolução tecnológica, e sobre a parte de IA, é um caminho sem volta.
Agora é continuar de olho nas próximas movimentações do Google. Será que teremos atualização em março? Só o tempo dirá.