Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Falando um pouco de Metal Gear Solid: Rising

Falando um pouco de Metal Gear Solid: Rising

Google News


Com o lançamento de Metal Gear Solid: Peace Walker, que chega as lojas japonesas dia 25 de abril e nos EUA em 8 de junho, acredito eu que as atenções vão começar a se voltar para o próximo grande capítulo da franquia, Metal Gear Solid: Rising.
A partir deste ponto, eu gostaria de expor algumas opiniões que tenho, e acho que o maior ponto de questão é porque o título “Solid” no próximo Metal Gear, se a franquia já não tem muito o que haver com Solid Snake (supostamente a saga de Snake acabou em Metal Gear Solid 4)? Com isso em mente, eu gostaria de explorar algumas questões a respeito do jogo, mostrar minhas opiniões, e ver o que o que vocês amigos pensam disso.

Vamos começar pela tecnologia – porque a engine de Metal Gear Solid 4 foi já colocada para escanteio? MGS4 é sem sombra de dúvida um dos melhores jogos do Playstation 3, e com gráficos soberbos. Mesmo tendo já mais de um ano de lançamento, ele já provou que passou no teste do tempo, pois ele continua rivalizando os lançamentos mais atuais. Então porque essa engine não vai ser usada para o próximo jogo? Porque a equipe que criou essa engine foi toda migrada para o título para PSP?
Pra mim a resposta é óbvia, a engine foi criada especificamente para o Playstation 3. E é por isso que eu acredito que MGS4 não saiu para Xbox 360, por causa desta engine específica, ela é para PS3. E é por isso que Rising não vai usá-la, porque ela não funciona no Xbox 360. Isso significa que Rising vai ter gráficos piores que MGS4? Eu acho que não. A equipe do Kojima é muito boa, e acredito que eles vão novamente explorar os máximos das plataformas para termos um excelente jogo.
Mas e essa engine? vai pro fundo da gaveta, ou vão aproveitá-la? Bom, Kojima já disse várias vezes que pretende lançar mais jogos para o PS3. E de fato, a Konami já anunciou que tem games exclusivos para  PS3 sendo produzidos. E como sabemos que Kojima está com uma idéia nova na cabeça, e talvez até trabalhando para trazer uma velha franquia devolta. Pode ser que tenhamos um novo jogo nesta engine. Também não descarto a possibilidade da própria equipe que criou a engine, adaptar e fazer a mesma funcionar no Xbox 360, já que agora que terminaram o MGS: Peace Walker, toda a equipe foi realocada para trabalhar em Rising.
Isso também responde o porque a equipe toda foi para Peace Walker, como vocês podem ver aqui mesmo no Select Game, Kojima mesmo disse que o jogo poderia ser o MGS5, e depois dos vídeos apresentados, temos certeza de que ele criou mais um excelente episódio da franquia. É como eu sempre digo, “In Kojima I Trust”.
Outro ponto de questão é porque o jogo deixou de ser um exclusivo do PS3? E na minha opinião a resposta é simples, vendas. Não importa se é um exclusivo do PS3 ou do Xbox 360, atingindo as duas plataformas as vendas aumentarão bastante, mesmo que as vendas do PS3 estejam aumentando substancialmente e alguns jogos, como Final Fantasy XIII que está vendendo mais no PS3 do que no Xbox 360, focar em apenas uma plataforma dimunui sim as vendas. E com certeza não é um decisão do Kojima essa, e sim da própria Konami para atingir um público maior. E porque começar no Rising e não lançar o MGS4 para Xbox 360? Simples também, na minha opinião, a intenção é capturar novos fãs para a franquia, que vai estar começando uma nova saga.
Entrentanto, essa é um boa decisão? Metal Gear não é uma série totalmente exclusiva da Sony, mas anda de mãos dadas com o Playstation desde o PSOne. Para lembrar o pessoal, MGS2 saiu para Xbox e MGS saiu para Gamecube, mas MGS3 e MGS4 saíram como exclusivos do PS2 e PS3, respectivamente. E agora MGS: Rising também vai sair multiplataforma, e sinceramente eu acho que pode ser uma boa pedida, já que pode-se trazer muitos novos fãs para a franquia e fazer com que Kojima continue criando jogos para Metal Gear.

Outro ponto interessante é colocar Raiden como o personagem principal da franquia agora. Se pararmos para pensar, apesar de eu gostar muito de MGS2, Raiden no jogo era muito chato e quando ele retorna em MGS4, é um desespero não podermos jogar com ele, pois literalmente ele é o Cara. Mas será que ele tem carisma para segurar a franquia como o bom e velho Snake? Até onde eu sei, apesar de ter se tornado um Master Ninja, ele ainda continua tendo zilhões de problemas de auto-afirmação e pessoal, continua tendo conversas chatas com suas namoradas, mas pelo menos se redimiu quanto a atitude. Mas é série, será que ele aguenta o peso de substituir Solid Snake?
O último ponto em que eu levanto é a história por si só. Afinal qual será ela? Tudo bem que é um sacanagem falar da história de MGS4 para o pessoal do Xbox 360, já que eles não jogaram o jogo. É aqui onde reside minha dúvida, em teoria, o único jogo que chegou ao Xbox foi MGS2, será que a história de Rising vai ser em cima de eventos dele, ou teremos um plot completamente novo? É quase certeza de que teremos ao menos referências e algumas participações de Solid Snake, principalmente se você viu o final de MGS4 até o fim dos créditos, não sobra dúvida a respeito disso. Mas que refeências teremos a MGS4? e com certeza isso ficaria estranho para aqueles que não puderam jogar o MGS4, e não porque não queriam, é porque não tem no console deles. O que me leva ao ponto principal dessa discussão: como poderemos considerar esse jogo como um do “Solid”? Será essa apenas uma estratégia de marketing pra vender mais? ou realmente a série vai continuar sem o Snake?
Muitas perguntas e com certeza demorará um pouco para termos as respostas, mas a partir de agora acredito eu que começaram a aparecer mais notícias de MGS: Rising. E vocês, meus amigos aqui do Select Game, quais suas opiniões?

18 comentários em “Falando um pouco de Metal Gear Solid: Rising”

  1. Heitor Moraes

    Raiden foi criado para atrair o público feminino para MGS.
    E Metal Gear por sí, nunca foi um jogo fácil de se começar a jogar.
    Mais uma vez, estão usando Raiden como protagonista de um jogo "para um novo público" – só que agora focando a mudança no gameplay, ao invés do cabelo/cara de neném/voz de veludo do personagem.
    Por "novo público" intenda "mais foco na ação".
    Se eles querem mudar o jogo para atrair mais fans para a franquia, que seja mesmo mexendo no conceito do Raiden. Mudar o gameplay e continuar com um Snake, ou mudar o Snake, seria muito ofensivo.
    Eu acho válido. E aprovo.

    1. Concordo com você Heitor, não se pode mexer no Snake, seria uma heresia. Agora o Raiden já não é lá muito popular, pode ser a redenção dele.

  2. Eu não tenho uma opinião formada ainda sobre o jogo, mas com certeza comprarei, porque é metal gear e até agora não me decepcionou mas tem uma primeira vez pra tudo, mesmo o Raiden sendo um chato que nunca estará a altura de Snake.
    Eu não sei absolutamente nada desse jogo, se a história for entre o 2 e o 4 acho que é certo se chamar solid.
    Sorte a sua hein que tem um PSP e vai jogar Peace Walker que recebeu um 40/40 na Famitsu. Comprei um ps3 por culpa de Metal Gear e GoW, mas não pretendo comprar um PSP por Peace Walker.

      1. Eu sei que hoje em dia ficou mais fácil a Famitsu dar uma nota perfeita (Bayonetta do 360), mas assim mesmo um jogo receber uma nota perfeita em alguma revista é um incentivo já que mesmo o jogo não sendo excelente vai ser bom, uma revista de respeito não daria uma nota boa para um jogo ruim para perder a credibilidade como alguns sites fazem.

  3. No inicio parecia ser um jogo série B mas há medida que o tempo vai passando não parece ser assim. Espero que não demore muito, ou melhor, sofra de adiamentos, algo que parece estar-se a tornar comum na indústria..

  4. Eu estava pensando: MGS4 baixou de preço muito rápido, imagino que devido a alta quantidade de cópias produzidas, depois Rising multiplataforma, e Peace Walker cheio de "patrocínios" (esse ultímo não significa muita coisa).
    Afinal, MGS4 vendeu o esperado pela Konami?

      1. 4+ milhões de vendas. Certamente a justificativa para o Rising ser multiplataforma pode ser varias, mas baixas vendas do MGS4 com certeza nao é.

  5. O mais provável é que Rising seja sim uma sequência de MGS2. Não pq o jogo será lançado para PS3 e Xbox 360, mas sim porque o arco "Solid", a história do Snake, acabou. Quem seria o herói de uma nova saga no universo Metal Gear? Sheryl, Raiden, Big Boss, Eva e Revolver Ocelot são alguns nomes prováveis – tanto que temos 2 novos arcos de história: Big Boss e sua trupe anos 70 em Peace Walker e Raiden em Rising. MGS4 já deixava vários ganchos para essa trama, pois é preciso contar a história de como Raiden deixa de ser um emo chorão e se torna o ninja-ciborgue-badass.

  6. MGS4 e o quarto jogo, mas vendido do ps3 e o primeiro considerando só exclusivo
    1 Call of Duty: Modern Warfare 2 7.69 milhões
    2 Grand Theft Auto IV 6.46 milhões
    3 Call of Duty 4: Modern Warfare 5.14 milhões
    4 Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots 4.70 milhões

  7. Leandro Pimentel

    Eu realmente coloco fé nesse jogo, é Kojima, não tenho medo. Ainda mais jogar com um Master Ninja, como era no Cd 2 do Metal Gear Solid: VR Missions, vai ser foda!

  8. Comprei meu PS3 versão MGS4 (MGS4 include, Bivolt, 4 USB, PS2 compatible)
    então, não sei se é pelo fato de ter sido meu primeiro jogo
    mas adorei o jogo mas infelizmente não conheço a serie.
    Minha filha tem um PS2 mas nunca jogo nele,
    fica no quarto dela então nunca quis conhecer jogos mais hard do PS2.
    Ha tempos quero comprar um PSP e se comprar o Peace Walker é certo.

  9. Eu não sei…tudo bem…é Kojima. Mas Raiden não tem colhões (como snake diria) para segurar a série. Já estamos acostumados com os problemas de Snake, com o cigarro de Snake….ele é o cara.
    Poucos personagens de games/filme/quadrinhos tem seu carisma.
    Só espero que eu esteja errado e que o game seja realmente bom mas MGS para mim é sinônimo de sealth, tecnologia, conspiração.

  10. Bom,quando o game foi anunciado ano passado na E3 eu achei que,pelo fato de ser multiplataforma,não seria algo tão chamativo como o resto da franquia MGS,porém,aos poucos,estou percebendo que o jogo pode sim ter potêncial para se igualar aos outros MGs já lançados. Como já foi dito,a equipe responsável por desenvolver o MGS:PW terminou a sua parte e agora começaram a trabalhar no Rising,o que para mim,é uma ótima notícia.Se PW parece ser um baita de um jogão,já que foi desenvolvido pelo mesmo time do MGS4,imagina agora eles trabalhando com muito mais potência e processamento para os consoles de mesa como o PS3 e Xbox? A única coisa que me deixa curioso é o fato de que não sabemos nada sobre a estória do jogo. Se pensarmos de modo lógico podemos dizer que Rising ocorrerá entre os acontecimentos do MGS2 e MGS4,quando Raiden resgata a Sunny da Área 51 e depois procura pelo corpo do Big Boss junto de Big Mamma e o grupo "Paradise Lost Army". A estória parece ser simples,mas tenho certeza absoluta que muita coisa poderá ser adicionada nestes acontecimentos para fazer um game muito mais interessante para os novos jogadores de MG,lembrando que a Konami havia mostrado na E3 uma foto oficial do game com o Raiden montado em cima da "Crying Wolf",o que significa que alguns personagens chaves do MGS4 reaparecerão em Rising. Acredito que Kojima não falhará com este game também, e espero ansiosamente por mais notícias deste game. Eu sempre joguei MG,só não pude jogar o último porque ainda não possuo um PS3,quando soube da notícia do MGS ser lançado para o Xbox 360 vibrei de alegria. E é claro que assim como muitos outros gamers não-donos-de-PS3 eu tenho um sonho que espero que se realize neste Metal Gear Rising…Lutar contra o Vamp e encontrar,pela última vez,com o velho e bom Snake!!! 😀

Não é possível comentar.