Ontem, conversando com o Fernando neste post sobre vetorização e desenhos digitais, decidi postar aqui os desenhos que eu já fiz, contando um pouco da minha história com o tablet Genius que possuo (e que preciso voltar a usar e estudar urgentemente). Quando vi que estava bom em desenho, um dos meus objetivos é ficar bom com desenho digital para tentar, no futuro, entrar numa empresa de desenvolvimento de jogos como ilustrador ou mesmo um character designer.
Bom, sem mais enrolações, vamos aos desenhos e uma pequena explicação nova sobre eles. Caso você queira ver o desenho maior e ler uma explicação de época, basta clicar na imagem e ir no post correspondente.
O meu primeiro teste de desenho digital, onde, na época, não tinha um tablet e com isso tive de fazer tudo via mouse. Para os traços ficarem bem retos eu usei a ferramenta de régua do Gimp: basta fazer um pixel no desenho, pressionar o shift e mover o mouse para ele traçar uma régua digital do ponto até o mouse. Aí basta clicar uma vez para o software traçar um traço de pixels em cima.
Já o preenchimento da cor foi um processo simples e bem primitivo: usando o balde de tinta do Gimp.
O primeiro desenho usando o tablet, mas que também usei a ferramenta de régua do Gimp para facilitar. De todos os desenhos, este é o que tem os traços mais definidos e com menos serrilhado.
Aqui eu usei o tablet em todo o tempo de criação e o mesmo está com traços bem tortos (principalmente na parte de baixo do cabelo). A partir daqui só usei o tablet.
Aqui eu consegui deixar o mesmo com os traços melhores que o desenho anterior e tentei fazer um teste de sombreamento que ficou aquém das expectativas.
Aqui foi uma evolução tremenda, tanto na parte de traço quanto em character design (onde eu criei a roupa baseada em referências). Neste usei algumas dicas de um professor de desenho para a sombra. Já o corpo eu escaneei de um molde original (que está nú) e fui passando o traço digital por cima. É claro que usei essa mesma estratégia nos desenhos acima, mas foi neste que o resultado ficou um pouco melhor.
Repetição do mesmo desenho, mas com a sombra melhor trabalhada. Como o pessoal disse anteriormente, os traços grossos não ficaram muito bons, mas serviu para treinar um pouco e pra mudar um pouco o estilo.
O melhor desenho digital que já fiz até aqui. É claro que hoje tem desenhos à mão que estão bem melhores, já que os meus avanços estão sendo constantes e consideráveis. Aqui usei e abusei das camadas e fui também fazendo transparências. O cabelo, por exemplo, são duas cores, um laranja e outro vermelho, mas com uma taxa de transparência para misturar as cores.
Por fim, como disse no começo, preciso voltar a mexer com o tablet e começar também a usar outros softwares. Eu tenho aqui em casa versões do Photoshop e do Painter e preciso ter noções elevadas das ferramentas, já que nas empresas elas são muito usadas, diferente do Gimp que é usado mais por entusiastas de software livre.
Se tiverem críticas e/ou sugestões tanto de desenhos novos quanto sobre os desenhos apresentados acima, pode comentar à vontade!

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!